Faça seu login ou cadastre-se

Dicas de Lavagem

Dicas de Lavagem e Conservação das Fraldas de Pano Modernas

Lavar as fraldas antes do primeiro uso. Sua máxima absorção será atingida após a quinta lavagem, quando a goma do tecido será totalmente removida.

Após o uso, acumule fraldas e absorventes em um cesto com tampa ou em um saquinho impermeável. Em caso de fezes, jogue-as no vaso sanitário e retire o excesso com água (pode-se utilizar uma ducha higiênica).

Não é necessário pré lavar ou deixar de molho. Se preferir, faça um enxágue rápido em água corrente e, depois, em água com vinagre de álcool antes de acumulá-las. O vinagre possui propriedades desinfetantes, capazes de desodorizar as fraldas, enquanto não são colocadas para lavar.

Lavar na máquina junto com as demais roupinhas do bebê, utilizando apenas 1/3 da quantidade de sabão recomendada pelo fabricante, pois resíduos de sabão diminuem consideravelmente a capacidade de absorção das fraldas.  Sugerimos o uso de sabão de coco, neutro ou algum outro sabão destinado para roupas de bebê, preferencialmente líquido, pois diluem mais facilmente na água. Se optar por lavagem à mão, deve-se enxaguar muito bem as fraldas, para que não fiquem com resíduos de sabão.

Não utilizar amaciante, pois este, além de impermeabilizar o tecido, poderá causar alergias ao bebê. Sugerimos o uso de vinagre de álcool no último enxágue, na mesma proporção do amaciante. O vinagre corta o efeito do sabão, funcionando como um amaciante natural. Ao contrário do que se pensa, após secas, as fraldas não ficam cheirando a vinagre.

Não utilizar alvejante, tira manchas ou qualquer outro produto químico, pois estes podem danificar os tecidos. Em caso de manchas resistentes ou resíduos de sabão, utilizar água quente.

A centrifugação deixa a fralda quase seca, diminuindo o tempo no varal e aumentando a frequência de uso das fraldas, sem precisar fazer um estoque muito grande delas. A água utilizada na lavagem das fraldas pode ser reutilizada, por exemplo, na descarga do vaso sanitário ou para lavar o quintal.

Não passar a ferro. O calor pode danificar o impermeável embutido nas fraldas. Do varal, as fraldas estão prontas para o uso.

Não utilizar pomadas para assaduras. As pomadas à base de óleo podem ficar incrustadas nas fibras do tecido da fralda, diminuindo consideravelmente sua absorção.

IMPORTANTE: As fraldas Barriga de Pano são feitas de tecido 100% algodão, que permitem a pele do bebê respirar e não esquentam como as descartáveis, o que contribui para o não aparecimento das assaduras. Deve-se atentar para não deixar o bebê muito tempo com a mesma fralda. Lembre-se de que as assaduras ocorrem principalmente quando a delicada pele do bebê permanece muito tempo em contato com a umidade da urina, ou seja, quando há pouca frequencia de troca. Mesmo nas fraldas descartáveis, onde o xixi se solidifica no gel, as trocas não deveriam ser prolongadas, pois o contato da pele do bebê com um ambiente úmido e quente agrava ainda mais a incidência de irritações na pele e a proliferação de fungos e bactérias. Recomendamos a troca de fraldas a cada 2 horas ou de acordo com a micção e evacuação do bebê.